Mais de 4,5 mil disputam 10 vagas para quadro de procuradores do Estado

PGE/TO

10/1/20251 min read

Mais de 4,5 mil candidatos se inscreveram para o quarto concurso público de provas e títulos para o provimento de cargos na carreira de Procurador do Estado - Nível I, da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins (PGE/TO). Destes, 940 foram enquadrados como isentos, e os demais, 3.602, como pagantes da taxa de inscrição.

Nesta quarta-feira, 1º, a Fundação Carlos Chagas, responsável pela realização do certame, fará a divulgação da relação de candidatos que concorrem às vagas reservadas, solicitações específicas e inscrições deferidas em seu site. Este processo de seleção é para o provimento imediato de 10 vagas na Instituição, mas também para formação de cadastro de reserva.

Das 10 vagas previstas, seis serão para ampla concorrência, uma destinada a candidatos com deficiência, uma para pessoas pretas e pardas, uma para indígenas e uma para quilombolas. O subsídio do cargo de Procurador do Estado Nível I é de R$ 36.882,86, conforme a Lei Complementar Estadual nº 164/2025.

As provas do certame serão aplicadas em Palmas(TO). A primeira fase está marcada para 02/11/25, pela manhã, com cinco horas de duração e será composta de 100 questões objetivas de múltipla escolha.

Já a segunda fase, com prova escrita e discursiva, será aplicada em dois turnos, no mesmo dia - 18/01/26, com permissão de consulta a textos legislativos, vedados aqueles comentados, anotados, bem como a consulta a quaisquer outros textos e a dicionários comuns ou jurídicos.